sábado, 20 de outubro de 2007

Novos códigos

Pois é, depois de passar uma manhã a ajudar a Brenda (senhora que visito para o voluntariado) a começar a escrever os cartões de Natal (sim, leram bem, Natal, por aqui antecipação é a palavra-chave; os supermercados já estão cheios de chocolates e coisas para o Natal e daqui a pouco já nem terão de rivalizar com o Halloween), recebi uma pequena lição de iniciação ao Braille.

Já há bastante tempo que tinha curiosidade em aprender. Hoje a Brenda disse que me ensinava. Aproveitei a oportunidade claro! Parece interessante. :-)

Não existem números nesta forma de escrita ou código, como preferirem chamar-lhe. Isto é, os números correspondem às primeiras dez letras do alfabeto, sendo antecedidos de um símbolo que indica que se segue um número. A pontuação também corresponde às primeiras letras e a forma de a distinguir tem a ver com a localização em relação às palavras.

Um outro pormenor é que como a escrita é em relevo escreve-se da direita para a esquerda para que depois possa ser lido no reverso da página no sentido habitual...

Estranho?! Talvez. Agora pensem em aprender tudo isso usando apenas a memória e o tacto...

Um comentário:

Ricardo disse...

É engraçado sim.
Gostei do q aprendi neste post. Muito estranho tb.
Outros mundos ;)

jigdes