quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

"Near misses"

Aqui há tempos quase vivi uma daquelas situações altamente embaraçosas ao sair do laboratório. Acontece que como já mencionei agora trabalho num laboratório de categoria 4 na classificação SAPO (Specified Animal Pathogens Order). Isto quer dizer que os bicharocos com que trabalho podem causar epidemia séria nas populações animais em caso de saída do laboratório e portanto é necessário que nada saia do laboratório sem que seja devidamente desinfectado: papelada só por fax, plásticos desinfectados com produto apropriado e...pessoas...depois de duche de mínimo 3min incluindo lavar cabeça e todo o corpo com água e sabão/shampo/whatever abundantes.

Ou seja: roupas e quaisquer objectos pessoais ficam no "changing room" do "lado limpo", atravessamos a divisão do duche, vestimos roupa no "changing room" do "lado sujo" do laboratório e saímos então para o laboratório. A roupa consiste em roupa cirúrgica que é lavada e seca no próprio laboratório e socas de plástico. À saída deixa-se então esta roupa no lado sujo do lab, toma-se duche e vestimo-nos novamente no lado limpo do lab.

Os ditos "changing room" são mistos, são usados por homens e mulheres mas só entra uma pessoa de cada vez. Temos um botãozinho em que se carrega e acende uma luz vermelha no exterior trancando a porta de modo a que mesmo que alguém tente entrar com o passe de segurança (só se entra com passe de acesso) a porta não abre.

Ora acontece que os ditos "modesty switch" por vezes falham... O que faz com que alguém se depare com outra pessoa ao entrar ou sair do duche... Atendendo a que a pessoa forçosamente tem de estar sem roupa...bem...podem imaginar... Volta e meia há incidentes (eu cá sou uma rapariga cautelosa e confirmo sempre que a porta está trancada ;-)) que nos fazem a todos rir (sim, porque geralmente acaba com alguém a dizer para outro "get out of here!! go go!! now!!! aaaahhhh!!").

Altamente cómico como podem imaginar...para quem não está envolvido!! Mantém-se mais ou menos o inventário dos incidentes de quem com quem e há quem goze a dizer que faz de propósito e que demorou tanto no duche à espera de Y etc etc.

Enfim, um outro problema é que há forma de ultrapassar o tranque de portas (para casos de emergência). Felizmente não muita gente conhece o segredo (eu sou uma das que sabem ihihihih). Acontece que no outro dia estava eu muito bem no duche e tenho a sensação de ouvir a porta. Não liguei porque sabia que tinha trancado as portas, mas eis se não quando estava eu a enxugar-me e ouço a fechadura magnética a destrancar. Dou um pulo para o pé da porta, impedindo que ela se abra e digo para fora que estou lá dentro. Ainda danada por não perceber que raio tinha acontecido, tranco a porta novamente e visto-me à pressa. Ora às tantas começo a ouvir água a correr no duche!!!! Não estão bem a ver!! Alguém tinha entrado do lado sujo do lab no intervalo em que a porta destrancou... Bem, acelerei ao máximo e pisguei-me dali antes de pregar um susto a alguém!!

O que tinha acontecido? A minha colega que estava no lado limpo pensou que as portas tinham bloqueado como por vezes acontece e sem sequer pensar que podia estar mesmo alguém lá dentro tinha desactivado a tranca da porta... Quase lhe bati!!! :-S :-S

Uma vez também aconteceu que as calças de uma colega minha cairam em pleno laboratório. De mencionar que as calças são atadas na cintura e representam um problema para quem não tem ancas (homens e mulheres mais gordinhas) pois escorregam... Também interessante mencionar que não temos direito a roupa interior lá dentro........... Agora imaginem a cena: pleno surto de gripe das aves, toda a equipa a trabalhar no laboratório, a minha colega a sair da câmara de trabalho (um género de hotte) com as mãos ocupadas e as calças...pft... a escorregar... Ela manda um berro para o colega dela "Don't you dare looking or you're a dead man!!!", uma outra colega vem ajudá-la e enfim, segundo ele disse não viu nada (mas atendendo que foi ameaçado de morte... bem... não sei...)

Os episódios de quem trabalha num laboratório de alta segurança...

3 comentários:

Floco de Neve disse...

lololololololol gostava de ver essa... mas raquel... foi só uma rapariga... agora eu estou a pensar em certos colegas teus como sei lá o cruz a entrar por ai a dentro... ihihihihihihihih
E essa da tua colega também foi linda... ai meu deus, o que se passa dentro do teu laboratório... hummmmmmmmmmmmmm

... muito interessante...

wookie disse...

Ela não entrou. Mas quem estava no chuveiro acho que não era do sexo feminino... Mas enfim, aí teria sido pior para essa pessoa que eu já estava mais ou menos apresentável... lol

Eu cá acho que há pessoal que faz mesmo de propósito ;-)

wookie disse...

Quanto ao meu colega felizmente ele não trabalha naquele laboratório se não acho que me ía tornar paranóica...