Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reflexões. Mostrar todas as postagens
sábado, 19 de abril de 2008
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
Para onde caminhamos?! :(
Já há muitos anos que me preocupo com isto. O facto de ter lido há pouco "O Sétimo Selo" do José Rodrigues dos Santos (leitura absolutamente imperdível para quem gosta do estilo de Dan Brown e se preocupa com este assunto) e de andar indignada com a forma como a reciclagem (não) funciona aqui tem-me feito pensar nisto. Depois de ouvir a música e ver a banda de índios que já mencionei (num "post" anterior) a actuar envergando os seus "trajes" tradicionais (bem, por cima de uma roupa quente, não vamos querer matar ninguém, não é verdade?! ;-)) e instrumentos típicos fiquei a pensar no quanto nos afastámos das nossas origens e na quantidade de coisas que comprometemos nesse afastamento...
Estava ainda na escola preparatória e já se falava bastante do aquecimento global, das alterações que se estavam a experimentar no clima e nos habitats... E o que foi feito entretanto? Nada!! Absolutamente nada!!! É triste, mas o que ganhámos entretanto foram tratados que foram feitos sem intenção de ser cumpridos, compromissos que não se respeitaram, avisos a que ninguém dá atenção. Ainda que se cumprissem esses tratados e compromissos duvido que fizessem alguma diferença. Ainda que se mudasse drasticamente esta atitude hoje, julgo improvável que não venhamos a experimentar os efeitos destas não-acções na pele.
Mas o que se passa?! Será que ainda não entenderam que não é grandemente importante uma economia saudável se o planeta caminhar para a catástrofe?! Talvez uma casa melhor construída evite um tufão mais forte, mas e daí? Aguentará o próximo e o outro e o seguinte e coisas piores? E as pessoas? E os animais? E todos os restantes seres vivos? ...E o Mundo????
Por mais que tenhamos adulterado a ordem das coisas e escapado à acção da Natureza em milhentas batalhas não podemos esquecer que tudo faz parte de um equilíbrio. É um equilíbrio dinâmico, mas todo o equilíbrio tem um ponto de ruptura. O elástico acaba sempre por partir, ainda que se trate de um elástico forte. O que possivelmente nem é o caso...
Tomara que se desse o despertar. Tomara que se fizesse algo. Tomara que tantos cientistas estivessem enganados. Tomara que daqui a 50 anos não estejamos a explicar à próxima geração porque se perderam tantas maravilhas, tantas espécies, tantas vidas em nome da ganância, da economia, do progresso.
Tomara que houvesse explicação...
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Para quem está a ler...
terça-feira, 6 de novembro de 2007
Defesas
"Muito bem. A tua armadura protege-te de quem quer magoar-te, mas se não a retirares ela impedirá a aproximação de quem quer amar-te."
Richard Bach
---
Mil beijinhos aos que acreditam no Amor, aos que respeitam os sentimentos alheios. Muitos abraços aos Amigos, aos que estão lá para nos amparar as quedas e encorajar nas subidas. Mil sorrisos para os que vivem a vida apesar do que já sofreram e lutam contra a própria armadura.
Richard Bach
---
Mil beijinhos aos que acreditam no Amor, aos que respeitam os sentimentos alheios. Muitos abraços aos Amigos, aos que estão lá para nos amparar as quedas e encorajar nas subidas. Mil sorrisos para os que vivem a vida apesar do que já sofreram e lutam contra a própria armadura.
domingo, 7 de outubro de 2007
Distâncias
"Nossa amizade não depende de coisas como o espaço e o tempo."
Richard Bach
É verdade. É possível mantermo-nos muito próximos de pessoas junto de quem não podemos estar muito frequentemente por um motivo ou por outro e sentirmo-nos incrivelmente distantes de quem vive ao nosso lado.
De qualquer forma é sempre excelente reunirmo-nos com as pessoas, conversar até altas horas, conversas absurdas ou sérias, sinceras.
É do que sinto mais falta aqui. Falta de poder telefonar a alguém e dizer "Onde estás? Preciso de sair, preciso de falar, preciso de uma palavra amiga, um sorriso ou um simples abraço."
Richard Bach
É verdade. É possível mantermo-nos muito próximos de pessoas junto de quem não podemos estar muito frequentemente por um motivo ou por outro e sentirmo-nos incrivelmente distantes de quem vive ao nosso lado.
De qualquer forma é sempre excelente reunirmo-nos com as pessoas, conversar até altas horas, conversas absurdas ou sérias, sinceras.
É do que sinto mais falta aqui. Falta de poder telefonar a alguém e dizer "Onde estás? Preciso de sair, preciso de falar, preciso de uma palavra amiga, um sorriso ou um simples abraço."
domingo, 16 de setembro de 2007
Jed Rubenfeld, "The Interpretation of Murder"
Estou a ler um thriller. A história é ficcional, mas é inspirada por factos verídicos e bastante interessante. A meu ver, claro está! Passa-se em inícios do século XX e relata a resolução de uma série de assassinatos recorrendo não apenas aos métodos tradicionais, mas também à então novíssima psicanálise. Uma das personagens é Freud...
Além de ser de leitura quase compulsiva (o que para mim é habitual em thrillers) acaba por apresentar muitas das teorias desenvolvidas por Freud e deparamo-nos com discussões interessantes e frases que dão que pensar.
Deixo aqui duas das minhas preferidas:
"There is no mystery to happiness.
Unhappy man are all alike. Some wound they suffered long ago, some wish denied, some blow to pride, some kindling spark of love put out by scorn - or worse, indifference - cleaves to them, or they to it, and so they live eachday within a shroud of yesterdays. The happy man does not look back. He doesn't look ahead. He lives in the present.
But there's a rub. The present can never deliver one thing: meaning. The ways of happiness and meaning are not the same. To find happiness, a man need only live in the moment; he need only live for the moment. But if he wants meaning - the meaning of his dreams, his secrets, his life - a man must reinhabit his past, howevre dark, and live for the future, however uncertain. Thus nature dangles happiness and meaning before us all, insisting only that we choose between them."
"All feeling is painful, one way or another. The most exquisite joy is a sting to the heart, and love - love is a crisis of the soul."
Além de ser de leitura quase compulsiva (o que para mim é habitual em thrillers) acaba por apresentar muitas das teorias desenvolvidas por Freud e deparamo-nos com discussões interessantes e frases que dão que pensar.
Deixo aqui duas das minhas preferidas:
"There is no mystery to happiness.
Unhappy man are all alike. Some wound they suffered long ago, some wish denied, some blow to pride, some kindling spark of love put out by scorn - or worse, indifference - cleaves to them, or they to it, and so they live eachday within a shroud of yesterdays. The happy man does not look back. He doesn't look ahead. He lives in the present.
But there's a rub. The present can never deliver one thing: meaning. The ways of happiness and meaning are not the same. To find happiness, a man need only live in the moment; he need only live for the moment. But if he wants meaning - the meaning of his dreams, his secrets, his life - a man must reinhabit his past, howevre dark, and live for the future, however uncertain. Thus nature dangles happiness and meaning before us all, insisting only that we choose between them."
"All feeling is painful, one way or another. The most exquisite joy is a sting to the heart, and love - love is a crisis of the soul."
terça-feira, 28 de agosto de 2007
hhhhuuuummmmmm
Mais uma vez o panfleto informativo da associação de voluntariado inicia-se com algumas frases que dão que pensar:
"What we have done for ourselves alone dies with us; what we have done for the others and the world remains and is immortal.", Albert Pike (American mason and author 1809-1891)
"Growing old is no more than a bad habit which a busy person has no time to form.", Andre Maurois (French author 1885-1967)
Ahah Mais uma vez se comprova que mantermo-nos ocupados é o melhor remédio para males do corpo e da alma!! ;-)
"There is nothing the body suffers that the soul may not profit by.", George Meredith (English author and poet 1828-1909)
Acredito piamente nisso! E também acredito que não só os males físicos como também os revezes, que tanto nos magoam a alma por vezes, nos levam a enriquecer e fortalecer se a isso nos dispusermos.
Bons pensamentos! :-)
"What we have done for ourselves alone dies with us; what we have done for the others and the world remains and is immortal.", Albert Pike (American mason and author 1809-1891)
"Growing old is no more than a bad habit which a busy person has no time to form.", Andre Maurois (French author 1885-1967)
Ahah Mais uma vez se comprova que mantermo-nos ocupados é o melhor remédio para males do corpo e da alma!! ;-)
"There is nothing the body suffers that the soul may not profit by.", George Meredith (English author and poet 1828-1909)
Acredito piamente nisso! E também acredito que não só os males físicos como também os revezes, que tanto nos magoam a alma por vezes, nos levam a enriquecer e fortalecer se a isso nos dispusermos.
Bons pensamentos! :-)
sábado, 25 de agosto de 2007
Algo em que pensar...
A edição de Primavera da associação para que me voluntariei começa com as seguintes frases:
“If your ship doesn’t come in, swim out to it.” Jonathan Winters – American comedian and poet 1925 - present
“Remember, people will judge you by your actions, not your intentions. You may have a heart of gold — but so does a hard-boiled egg.” Unknown author
“Without passion man is a mere latent force and possibility, like the flint which awaits the shock of the iron before it can give forth its spark.” - Henri Frederic Amiel – Swiss philosopher and poet 1821 - 1881
---
Há que lutar. Há que agir de acordo com os nossos ideais. Há que viver.
Mil jis aos Amigos!
Assinar:
Postagens (Atom)
